Governo do Estado garante casas para a Comunidade Quilombola São Miguel

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, fevereiro 6, 2015 as 07:59 | Voltar

O governador Reinaldo Azambuja e a secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, assinam hoje (21) pela manhã o contrato para a construção de 23 unidades habitacionais na Comunidade Quilombola São Miguel, em Maracaju.

O evento ocorre às 9 horas na feira agronegócio o Showtec  localizado no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza.

O empreendimento será construído por meio do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, que obterá um investimento superior ao valor de R$ 700 mil, fruto da parceria entre o governo do Estado, a União e Prefeitura.

Cada casa medirá mais de quarenta e quatro metros quadrados, distribuídos entre dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia.

Sobre a comunidade Quilombola

A comunidade São Miguel teve seu começo na segunda década do século XX, com o casamento dos negros descendentes de escravos Manoel Lourenço Gonçalves e Joaquina Gonçalves de Souza, que vieram para a região de Maracaju, estabelecendo-se na divisa desse município com Nioaque. Em 1941, eles regularizaram a posse da terra que hoje ocupam.  O alto reconhecimento da comunidade remanescente dos quilombos pela Fundação Cultural Palmares foi em 31 de março 2005.

Em maio de 2006, vó Joaquina, como era conhecida a fundadora da comunidade, faleceu com 109 anos. A comunidade chama-se São Miguel em homenagem a uma imagem do santo que segundo contam, era toda de ouro e teria sido enterrada na fazenda. Até hoje ninguém a encontrou, mas continuam procurando.

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.