A Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), realizou do dia 24 ao dia 28 de maio, o serviço de regularização móvel nos municípios de Cassilândia e Inocência, e distrito de São Pedro. Graças à boa adesão, considerável parte do público alvo fez algum tipo de acordo para deixar o imóvel em dia e evitar futuros transtornos.
Esse foi o segundo trabalho feito pela Gerência de Gestão de Empreendimentos (GGE) por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). O resultado disso é a disponibilização de um veículo modelo van usado para os seguintes serviços: novações, transferências, assinatura de contratos (retorno), alteração e atualização cadastral, termos de quitação, emissão de boletos e entrega de notificações extrajudiciais.
Ao todo, foram realizados 60 atendimentos durante a semana. Desse total, metade dos mutuários assinaram um novo contrato com novas condições para pagamento (novação), incluindo descontos sobre a dívida vencida, ou pediram o documento de quitação.
O serviço vem mostrando que dentro do Estado há realidades diferentes, segundo o servidor da Agehab Átilla Borges. “Presencialmente, você tem total noção da realidade das pessoas, das dificuldades e/ou das condições que estas têm para, de repente, acertar uma dívida, uma situação documental”, pontuou ele ao lembrar que os atendimentos no Distrito de São Pedro – Inocência, se deram após o pôr do sol.
A dupla da Agehab, Átilla Borges e Felipe Morais, contou com o apoio dos inocentinhos para chegar até os mutuários do distrito, que na sua maioria trabalham na área rural, não tendo tempo de regularizarem a situação de seus imóveis em horário comercial. Na localidade, das 15 notificações distribuídas, 07 procuraram os serviços da autarquia.
“A exemplo dos moradores de Inocência, é fundamental que os futuros atendidos tenham esse interesse porque será bom para todos. Como responsável do Estado na parte de habitação, afirmo o quanto é bom para cada indivíduo, ao final do processo, ver que a própria casa está em conformidade com as leis”, disse Maria do Carmo Avesani Lopez, diretora-presidente da Agehab.
Aqueles que por ventura perderam o serviço móvel podem entrar em contanto através dos canais, atendimento via telefone (0800-647-3120) e atendimento via Whatsapp (67) 3348-3168.
Davi Nunes Souza, Agehab