O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência de Habitação Popular de Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab), formalizou entre os dias 17 e 23 de julho a liberação de 249 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida – nas modalidades Rural e Entidades – em cinco municípios do Estado.
A ação integra os esforços do Estado para garantir moradia digna a comunidades tradicionais e rurais, com foco na inclusão social, fortalecimento da cidadania e combate ao déficit habitacional.
As assinaturas ocorreram em agendas locais, com a presença de autoridades municipais, representantes das associações beneficiadas, lideranças comunitárias e equipe técnica da Agehab.
Segundo a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, a medida fortalece o compromisso da gestão estadual com políticas públicas de habitação inclusivas. “Essas assinaturas representam mais do que contratos; são sonhos que se concretizam, são famílias que poderão construir uma nova história em um lar digno”, destacou.
O cronograma teve início na última quinta-feira (17), em Miranda, com ato realizado na Câmara Municipal. Na sexta-feira (18), Bonito sediou duas cerimônias: às 9h, foram firmados os contratos referentes ao município de Porto Murtinho e, às 13h, ocorreu a assinatura dos contratos da zona rural de Bonito. Ambos os eventos também aconteceram na Câmara Municipal de Bonito.
Na terça-feira (22), foi a vez de Ponta Porã receber o evento de assinatura no Paço Municipal, às 14h. Já nesta quarta-feira (23), o ciclo de formalizações foi encerrado em Bela Vista, com cerimônia realizada às 10h no auditório da Prefeitura.
Com esses novos contratos, Mato Grosso do Sul ultrapassa 2 mil unidades habitacionais contratadas por meio do Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades, somando mais de R$ 246 milhões em investimentos. Os recursos envolvem contrapartida do Governo do Estado e financiamento do Governo Federal, em parceria com movimentos sociais e associações habilitadas.
O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, também ressaltou a importância das parcerias institucionais. “A realização desse projeto só é possível com o apoio do Governo do Estado, do Governo Federal e da nossa Câmara de Vereadores. A Secretaria de Habitação, sob comando da Luciana e da Neli, tem sido fundamental nesse processo”, completou.
Edyelk Santos, Comunicação da Agehab MS