Regularização fundiária chega para moradores do Bosque do Carvalho

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 22, 2017 as 15:05 | Voltar

Após 20 anos Regularização fundiária chega no Bosque do Carvalho e na noite de ontem (21) 161 famílias assinaram contrato de compra venda e em breve vão receber as escrituras dos imóveis.  A cerimônia realizada pela Agência de Habitação População Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) aconteceu no CRAS Margarida Simões Correia Neder e foi marcada pelo sentimento de alegria dos moradores com a realização de um sonho.

A diretora-presidente da AGEHAB, Maria do Carmo Avesani Lopez destacou a importância das parcerias com a Defensoria Pública do Estado e da Assembleia Legislativa, citando o deputado João Grandão, autor da emenda que permite que as famílias recebam suas escrituras sem custos com o cartório.

“A gente tem que trabalhar em busca do bem comum”, afirmou João Grandão, ao explicar o motivo de, mesmo sendo da oposição, estar participando do evento do Governo do Estado. Ele destacou também a participação do deputado professor Rinaldo nesse processo. “Somos apenas quatro deputados, então para aprovar a emenda tivemos o apoio do deputado Rinaldo, que como líder do governo nos ajudar conseguir o apoio dos outros colegas para a aprovação da emenda”.

Também participaram da cerimônia as defensoras públicas Jane Dietrich e Eni Sezerino Diniz, o presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Paulo Ângelo de Souza, Edmar Cintra, presidente do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e a presidente da Associação dos Moradores do Bosque do Carvalho, Almerinda Gomes.

Para acertar a situação fundiária do Bosque do Carvalho, o Governo do Estado desapropriou a área e fez uma pesquisa socioeconômica das famílias, para definir o valor das prestações que cada uma das 161 famílias vai pagar antes de receber as escrituras. Para formalizar isso, foram assinados contratos de compra e venda dos imóveis, em que as famílias tiveram descontos de até 70% do valor da dívida. A meta da Agehab é, neste ano, regularizar a situação de 700 imóveis no Estado. Na semana passada, 129 famílias do Portal Caiobá 2, que já quitaram o financiamento, receberam as escrituras.

Rosana Moura (AGEHAB) e  Paulo Yafusso – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Edemir Rodrigues

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.