Ação social leva serviços gratuitos para famílias indígenas da Capital

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 8, 2019 as 15:29 | Voltar

Centenas de famílias da aldeia indígena Água Bonita, em Campo Grande participaram na manhã de hoje (08.08) de uma ação social promovida pela Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) em parceria com a Secretaria Especial de Cidadania.

A ação faz parte do trabalho técnico social realizado pela Agehab junto com a construção de 79 unidades habitacionais pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

O evento contou com orientações sobre o mercado de trabalho para jovens, exames e aferição de pressão arterial, atendimento da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON), atendimento da Defensoria Pública, atendimento odontológico, limpeza de pele e brincadeiras recreativas para as crianças.

Moradora da aldeia, Maria Olinda de Lima fez limpeza de pele e maquiagem pela primeira vez. “Por mais que a gente esteja na cidade, tem muita coisa que a gente não tem acesso. Eu amei a limpeza de pele e já indiquei para minhas amigas. Estão todos de parabéns pela iniciativa”, disse.

Para a coordenadora do Projeto Técnico Social da Agehab, Maria Adriana Santos Oliveira a ação social veio para atender as necessidades do projeto social desenvolvido pela Agehab. “Além de estarmos construindo moradias para as famílias, nós também realizamos um trabalho paralelo com elas na questão social. Hoje, por exemplo, está sendo feita uma pesquisa com as mulheres sobre cursos de geração de renda que serão oferecidos”.

A construção das unidades habitacionais é uma parceria entre prefeitura, Governo do Estado e governo Federal que irá garantir moradia digna para os moradores através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

As casas estão sendo construídas por parte dos beneficiários, que se profissionalizaram em cursos da construção civil oferecidos pela Fundação Social de Trabalho de Campo Grande (Funsat). Além da casa em alvenaria, eles recebem por mês um salário mínimo, cesta básica e alimentação.

Publicado por: Gislene Freire de Almeida

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.