Com o compromisso de levar dignidade, segurança e cidadania para a população sul-mato-grossense, a Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab) marcará presença neste sábado (19), no evento ‘Ação Cidadania #TodosPorElas – Pelo Fim do Feminicídio’, que acontece das 8h às 17h no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande.
Promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e considerada a maior ação de cidadania do Estado, a iniciativa reunirá mais de 90 instituições públicas e privadas, oferecendo mais de 300 serviços gratuitos para a população, com foco no enfrentamento à violência de gênero e no fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres.
Durante todo o dia, a Agehab estará com uma equipe técnica de plantão para realizar orientações sobre cadastro habitacional, esclarecimento de dúvidas e atualização cadastral. O atendimento é direcionado especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar nos programas habitacionais do Estado.
Além disso, moradores da região das Moreninhas receberão títulos de regularização fundiária, resultado de um trabalho contínuo da agência para garantir o direito à moradia legal e segura. A entrega dos documentos representa mais do que a posse definitiva dos imóveis – é a concretização de um sonho e a conquista de estabilidade para muitas famílias.
Segundo a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, a participação no evento reafirma o compromisso da instituição em integrar ações que promovem inclusão social, justiça e cidadania.
“Estamos ao lado da população para garantir direitos e transformar realidades. Levar nossos serviços até as comunidades, especialmente em ações como essa, é fundamental para ampliar o acesso à moradia digna e ao desenvolvimento humano”, destaca.
O evento também contará com atendimentos de saúde, assistência jurídica, emissão de documentos, atividades culturais, orientações sobre direitos das mulheres, e uma vasta programação voltada à conscientização e combate ao feminicídio – um problema que exige ação conjunta de toda a sociedade.
Edyelk Santos, Comunicação da Agehab MS