Agehab realiza sonho de mais 11 famílias da “Cidade de Deus” com a Casa própria

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 7, 2022 as 10:09 | Voltar

Moradores da Antiga comunidade “Cidade de Deus” receberam suas residências, na manhã desta segunda-feira (07/11), no Jardim Canguru, em Campo Grande. O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agehab (Agência Popular de Habitação), juntamente com a (Amahsf) Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, contribuíram para a realização desses sonhos.

As unidades estão sendo entregues de forma gradativa. Até o momento já foram entregues 77 unidades no Residencial José Teruel e 30 no Jardim Canguru.

Os beneficiários não se contentam com a felicidade em receber a casa própria. Jessica Benites da Silva, 29 anos, trabalha com limpeza e está na espera há dez anos, revela que os seus filhos não dormiam direito esperando as chaves. “É um misto de emoções, eu estou muito feliz, muito em paz agora, estou realizada, meus filhos também, são cinco crianças, eles já entraram e saíram da casa umas vinte vezes, estão muito felizes. Eles estavam muito ansiosos, não dormiam direito imaginando como seria daqui para frente”.

Beneficiária Jessica Benites

A dona Ludmila Roas, 60 anos,  conta que a estrutura do imóvel vai ajudar muito, pois a mãe é cadeirante. “Moramos dentro de um barraco há dez anos. Antes era só eu e meu filho, mas recentemente meu pai faleceu, então a minha mãe veio morar com a gente e ela veio no momento certo, pois agora posso oferecer conforto e uma comodidade maior, ela necessita disso, a estrutura da casa vai ajudar muito, pois a minha mãe teve um AVC, com isso, ela não tem mais os movimentos da perna, ela é cadeirante. No barraco eu não poderia acolher ela, passaria sufoco em dobro, o medo em dobro”.

Beneficiária Ludmila Roas

Já o senhor Jorge Ortiz da Silva, 50 anos, aposentado, revela que morou mais de quinze anos em barraco. “Morei mais de quinze anos no barraco. Desse tempo, sete foram aqui no Jardim Canguru esperando a minha casinha. Valeu a pena esperar, não via a hora desse momento chegar, estou muito contente. Agora não iremos mais sofrer com as preocupações que tínhamos quando moramos em barraco, pensando se o vento vai levar tudo, se a chuva vai estragar os móveis. Essa é a maior benção da minha vida, poder dar isso para minha família não tem preço”.

Beneficiário Jorge Ortiz da Silva

Essa ação faz parte do convênio de Substituição de Moradia Precária que foi assinado em 2020, para a construção de 150 unidades habitacionais para beneficiar famílias da Antiga comunidade “Cidade de Deus”. Ao todo, serão 98 casas construídas no Residencial José Teruel e 52 no Jardim Canguru. O investimento total foi de R $9.207.851,09, sendo R$ 7.808.665,63 com recurso do Estado e R$ 1.399.185,46, do município.

Além da diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, também estiveram presentes a Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes e a diretora-presidente da Amhasf, Maria Helena Bughi.

Texto: Inez Nazira, do Programa de Estágio, com supervisão de Thalysson Pereira - Agehab