A capital da Paraíba recebe, a partir desta terça-feira (17), o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social 2025, um dos mais importantes encontros do setor no país. Realizado pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), o evento reúne gestores, técnicos e representantes de estados, municípios e do Governo Federal para debater os rumos da habitação de interesse social no Brasil.
Na abertura oficial, realizada na manhã desta terça-feira, a presidente da ABC e diretora-presidente da Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopez, dividiu a mesa com o governador da Paraíba, João Azevedo, o vice-governador Leo Bezerra, além de representantes da Caixa Econômica Federal, do Ministério das Cidades e do Poder Judiciário.
Representando Mato Grosso do Sul, Maria do Carmo destacou os avanços conquistados pelo estado na ampliação do acesso à moradia, além de reforçar a importância de programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Bônus Moradia, política habitacional desenvolvida em MS e já responsável por realizar o sonho da casa própria de milhares de famílias.
A dirigente também terá participação em outras mesas de debates ao longo do Fórum. Na quarta-feira (18), contribui com discussões sobre tecnologia a serviço da gestão habitacional, tema que aborda desde plataformas digitais de monitoramento, como o Sistema Habix utilizado em MS, até novas soluções de transparência e eficiência na condução de políticas públicas. Já na quinta-feira (19), Maria do Carmo volta a integrar o painel que avalia o balanço do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), apontando avanços, desafios e perspectivas para a continuidade do programa em todo o país.
O evento também marca um momento de destaque para Mato Grosso do Sul: a Agehab será premiada com o Selo de Mérito 2025, na categoria 4.4 – Melhoria da Gestão da Habitação de Interesse Social (HIS), com o projeto Portal da Transparência dos Cadastros Habitacionais. A iniciativa, que reúne em um único ambiente digital dados atualizados sobre inscrições, seleções e subsídios concedidos pelos programas habitacionais do estado, é reconhecida nacionalmente como exemplo de inovação e transparência.
Além de Maria do Carmo, integram a comitiva sul-mato-grossense e participam do Fórum a chefe do setor de Gerência de Demandas Habitacionais da Agehab, Josiane Ramalho; os especialistas em gestão habitacional da Digix, Lucas Siqueira e Tabatha Bensiman; Éder Filipe, Presidente da Agehab de Dourados/MS; e Luciana Chaves, representante da Habitação de Ponta Porã. Também acompanha os debates a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, reforçando a relevância do evento no cenário nacional.
Com a expectativa de reunir mais de 300 participantes presenciais e interação online com gestores de todo o Brasil, o Fórum é espaço de troca de experiências e construção coletiva de soluções para a área da habitação de interesse social. Para Maria do Carmo, essa integração é fundamental. “A habitação precisa ser tratada de forma articulada entre União, estados e municípios. Só assim conseguiremos oferecer moradias dignas e sustentáveis para as famílias brasileiras que mais precisam”, destacou.
Com participação ativa nas principais mesas de debate e o reconhecimento nacional pelo Selo de Mérito 2025, Maria do Carmo consolida sua atuação no cenário habitacional brasileiro, levando as experiências bem-sucedidas de Mato Grosso do Sul e reforçando o protagonismo do estado na formulação de políticas públicas de habitação.
Edyelk Santos, Comunicação da Agehab MS