Ponta Porã (MS) – O governador Reinaldo Azambuja participou na tarde desta quarta-feira (20), juntamente com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e da secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, da entrega de 1015 unidades habitacionais no município de Ponta Porã. Construídas no bairro Parque dos Eucaliptos, as casas fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida e receberam investimentos de R$ 63,7 milhões, sendo que desses, 3,2 milhões são contrapartida do Governo Estadual.
Em seu pronunciamento, Azambuja garantiu aos moradores a construção de uma área de lazer para as famílias. “Nós sabemos que quando colocamos 1015 residências num lugar, precisaremos também de serviços de qualidade. Quero fazer meu compromisso de estruturar uma área de lazer: parquinho, quadra coberta e um espaço social para vocês confraternizarem”, prometeu.
O governador também falou sobre a importância de ter a casa própria. “Vocês vão pagar um valor simbólico de prestação, investindo no que é de vocês. Hoje ouvi aqui histórias de pessoas que esperaram muitos anos por essa oportunidade e agora concretizam seu sonho”.
Azambuja destacou que a entrega das residências é uma consequência da interação entre os poderes. “Quando as três forças se unem – os governos federal, estadual e municipal – é possível realizar sonhos como a entrega dessas casas. É dever dos governos construir, edificar e proporcionar qualidade de vida a população”, disse durante a entrega das chaves.
De acordo com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, a conquista da casa própria em Mato Grosso do Sul não vai parar em Ponta Porã. “Que o Governo do Estado se prepare porque vamos atender mais municípios do Estado com o Programa Minha Casa Minha Vida”, anunciou.
As unidades habitacionais fazem parte do Residencial Kamel Saad, têm 41,59 metros quadrados, contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Das 1015 habitações, 31 são adaptadas para pessoas com deficiência física. Desse total, 832 ou 82% das casas entregues foram destinadas para mulheres, uma prioridade devido ao crescente número de mães que sozinhas são arrimo ou chefe de família.
Essa é uma preocupação do Governo do Estado, que em suas políticas sociais cria programas que geram emprego e renda, empoderando e dando autonomia para as mulheres. “Sabemos da importância da mulher dentro de uma casa. É parte mais nobre de uma família”, disse o governador durante a cerimônia.
Realização de sonho – Liliane Arevalo, 39 anos, mãe de cinco filhos, foi uma das beneficiadas com uma unidade habitacional. Para ela, agora é um novo momento da vida. Diarista, ela gastava R$ 500 de aluguel por mês. “Faz 15 anos que eu espero por essa casa e estou muito emocionada. O primeiro lugar que vou arrumar é o quarto das meninas e com a economia do aluguel quero aumentar a casa. Agora é outra vida, hora de erguer a cabeça, o olhar e seguir adiante”.
Dona Irma Rodrigues, 67 anos, viveu uma longa espera para realizar o sonho casa própria. Mais de 20 anos, a mãe de oito filhos, 14 netos e cinco bisnetos não vê a hora de se mudar da casa do filho. “Quando eu era nova, morava com meu pai na chácara. Daí casei, mas nunca tive uma casa minha, não via a hora de ter meu canto”, contou.
Seu Luiz José da Silva de 66 anos, não contou muita história porque a emoção não o deixou falar. Ele esperou quase metade da vida para realizar o sonho. “Foi muita espera, foram 25 anos e o dia de hoje eu não tenho nem como avaliar”, disse com a voz embargada.
Texto: Raquel Pereira
Fotos: Chico Ribeiro