Casas do Lote urbanizado já começaram a ser construídas em Inocência

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 19, 2017 as 16:33 | Voltar

Famílias do município de Inocência selecionadas pelo Programa Lote Urbanizado já deram início à construção das 30 casas do Loteamento Osvaldo Faria de Souza. Pelas regras do projeto, a responsabilidade pela construção está dividida entre as três partes, a prefeitura doa o terreno com infraestrutura básica (água, energia, arruamento e iluminação pública); o Estado constrói a base da residência com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria; e a família beneficiada entra com a mão de obra e a compra do material restante.

As bases foram construídas pela AGEHAB

Edificação

A construção de cada casa é feita em duas etapas. Na primeira, a Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) edifica a base de 42,56m², executada para comportar dois quartos, sala/cozinha e banheiro. A segunda etapa é o complemento da construção: a família selecionada tem que comprovar a compra do material e a mão de obra (pessoa que receberá assistência técnica e será acompanhada na autoconstrução). O prazo para a conclusão da segunda etapa é de 24 meses contados a partir da assinatura de autorização para execução da obra.

Segundo a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, por meio do Lote Urbanizado, o governo propicia ao cidadão que não tem casa própria, mas possui capacidade de investimento, a oportunidade de ter uma moradia.

“O Lote Urbanizado é voltado às famílias com renda mensal de até R$ 4,6 mil. Mas existem critérios de priorização, como mulher chefe de família, pessoas que têm filhos e pessoas com deficiência. Este programa é para famílias que tem alguma capacidade de investimento por mês”, afirma.

A prefeitura doa o terreno com infraestrutura básica (água, energia, arruamento e iluminação pública).