Tomou posse, no último sábado (15), o novo Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Indígena Água Bonita. A implantação do conselho irá trabalhar na questão que envolve a boa convivência na comunidade, zelando pela segurança e o bem-estar dos moradores.
79 unidades habitacionais estão sendo construídas no local pelo Programa Nacional de Habitação Rural (Agehab). Além das casas, a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) está desenvolvendo no local um trabalho técnico social oferecendo cursos de geração de renda, oficinas e palestras.
Valmir José, morador da aldeia assumiu como presidente do conselho e encara o desafio junto aos demais conselheiros de garantir a segurança do local em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
“A segurança é tão fundamental quanto a casa. Estamos nos consolidando com uma comunidade com todos os direitos garantidos, sem falar que estamos respaldados pelas lideranças competentes”, explicou.
Para a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, a comunidade está em constante evolução. “Me lembro do dia em que visitamos o local pela primeira vez e me emociono ao ver como está hoje, as casas estão quase prontas, a realidade é outra”.
As casas estão sendo construídas por parte dos beneficiários, que se profissionalizaram em cursos da construção civil oferecidos pela Fundação Social de Trabalho de Campo Grande (Funsat). Além da casa em alvenaria, eles recebem por mês um salário mínimo, cesta básica e alimentação.
Estiveram presentes na solenidade o delegado da Polícia Federal e Superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Cléo Mazzotti; delegado da Polícia Civil, Bruno Henrique Urban; tenente da Polícia Militar, Roberto Mesa de Souza; a coordenadora do Programa Técnico Social da Agehab, Maria Adriana Santos Oliveira; coordenadora de filial da Caixa Econômica Federal, Bruna Ceci Marques Barzotto; tenente do Corpo de Bombeiros, Hamad Ale Aziz Pereira e o Major da Polícia Militar, Edcezar Zeilinger.