De casa nova, famílias camapuenses recebem chaves que significam conquista

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, setembro 10, 2021 as 17:10 | Voltar

Transbordando felicidade, oito famílias receberam em mãos as chaves da nova moradia no município de Camapuã. O Governo do Estado por meio da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), em parceria com Prefeitura local, entregou os imóveis no início da tarde desta sexta-feira (10).

A emoção tomou conta de todos os presentes, principalmente dos contemplados. A cadeirante Belonizia Maria de Oliveira e sua família realizaram o sonho depois de tantos anos, as filhas dela relataram como era a vida em condições de vulnerabilidade.

"Foram anos atrás dessa conquista, pois morávamos num barraco feito de lona e de outros materiais, onde as fortes chuvas danificavam móveis, paredes, etc. E agora nós conquistamos essa moradia para nossa mãe viver melhor e mais segura apesar dos problemas de saúde que ela tem. É mais uma benção de Deus ", contaram Luzimar Pereira de Moraes e Maria Auxiliadora de Oliveira.

Outra beneficiária que não esconde tudo que passou até conquistar o imóvel é costureira Regina Célia dos Santos. Ela chorou ao lembrar das dificuldades, que agora ficam no passado. "Não foi muito fácil. Quando trovejava, balançava a casa toda. A partir disso, comecei a correr atrás e enfrentei alguns desafios, mas agora estou numa alegria que nem sei como explicar... É Deus", contou a contemplada.

As famílias de Belonizia Maria, Regina Célia e dos outros seis contemplados receberam uma casa com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, apresentando área construída de 42,56 m². No caso da cadeirante, a unidade habitacional foi construída com acessibilidade.

Beneficiária assinando a documentação que garante nova moradia para si e sua família

Para o coordenador político do Governo do Estado, Valdemir Nogueira Careca, é fundamental que as administrações estadual e municipal consolidem parcerias porque a população ganha com isso através de obras e políticas públicas em todos os setores.

"Estamos sempre pensando na população. O governo estadual e a administração municipal não medem esforços para solucionar todas as demandas. Nós, enquanto poderes, já nos programamos para garantir novos investimentos por aqui", pontuou Valdemir Nogueira.

São R$ 170.351,23 mil, provenientes do Estado, e R$ 27.713,15 mil, além da mão de obra especializada, da Prefeitura de Camapuã, para a construção das oito moradias. O total é de totalizando R$ 198.064,38 mil.

Maria do Carmo Avesani Lopez, diretora-presidente da autarquia, falou do intuito do programa. "Esse é um programa de grandiosidade sem igual, pois você está atendendo a pessoa no terreno na qual a mesma já tinha uma casa, mas era um imóvel precário. E tem também essa parceria que garante ainda mais benefícios aos contemplados".

E o prefeito de Camapuã, Manoel Nery, se dirigiu aos presentes sobre a missão da atual gestão municipal diretora-presidente, "Temos várias demandas, e uma dessas, é a produção de moradia digna para quem precisa. Vamos fazer o possível para entregar mais e mais casas através de diversos programas habitacionais".

Em Camapuã, Maria do Carmo ainda conversou com autoridades sobre a substituição de outras moradias precárias e a regularização fundiária de conjuntos habitacionais antigos, além de terrenos para construção de unidades habitacionais.

Davi Nunes Souza, Agehab