Dourados (MS) – Grávida de sete meses do quarto filho, Daiane Santos Morais (foto no destaque), 28 anos, não se conteve de emoção ao subir no tablado de autoridades durante a inauguração do Residencial da Vila Roma, nesta terça-feira (27) , em Dourados, para receber as chaves de seu apartamento das mãos do governador Reinaldo Azambuja e do ministro das Cidades, Bruno Araújo. Abraçada aos filhos menores de oito anos, ela chorou por realizar um sonho que acalenta por cinco anos.
“Quase desmaiei de novo”, disse ela, nervosa, lembrando que perdeu os sentidos por alguns segundos quando foi sorteada para ocupar um dos 800 apartamento do novo residencial construído pelo Governo do Estado, em parceria com a Caixa Econômica Federal e prefeitura de Dourados. Separada, Daiane representa um universo de chefes de família beneficiadas pelo programa habitacional. Dos 800 mutuários, 742 são mulheres titulares no contrato.
“Se não fosse o governo, jamais conseguiria uma casa própria ganhando salário mínimo”, disse a felizarda do Vila Roma, que morava em uma casa cedida por um tio e, agora, pagará uma prestação de R$ 82,00 pelo novo apartamento em seu nome.
Dupla felicidade
A história de vida de Daiane Morais se confundi com as dificuldades de outras mulheres que também foram contempladas com a nova moradia e têm a responsabilidade de, sozinhas, criar suas famílias. Katiane Pereira Torres, 30, vivenciou nesta terça-feira emoções em dobro: além de receber as chaves de seu apartamento, no bloco 18, foi a escolhida para mostrar seu novo lar para o governador Reinaldo Azambuja e o ministro Bruno Araújo.
“É muita felicidade, primeiro por ser contemplada, depois de sete anos de espera, e agora pela oportunidade de abraçar e agradecer o governador por realizar meu sonho de ter uma casa própria e morar num lugar tão bonito”, comentou Katiane, também separada e mãe de dois filhos – quatro e 11 anos. Trabalhando como auxiliar administrativo, ela morava em uma casa cedida pelos pais e agora terá seu teto, pelo qual pagará prestação de R$ 92.
Texto: Silvio Andrade-Subcom
Fotos: Chico Ribeiro-Subcom