Há quem espere quase quatro décadas pelo Título de Regularização Fundiária, e hoje (24) foi a vez da Estrela do Sul celebrar a 1ª entrega no bairro, realizada pela Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) em parceria com o Governo do Estado. O evento aconteceu na Escola Estadual Padre João Greiner.
“Estar aqui hoje pegando este documento nem parece verdade, saber que a casa que vivi por tantos anos é de verdade minha. Eu só tenho que agradecer por esse evento que ajuda tantas famílias como a minha, pois moramos tantos anos aqui, eu mesma estou há mais de quarenta anos”, disse a moradora, Altair Helena, de 76 anos, que aguardou por 41 anos pelo título de regularização.
A Diretora-Presidente, Maria do Carmo Avesani Lopez, da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), na presença das autoridades que prestigiaram o evento comentou sobre a importância do título para as famílias que esperam tanto anos pela escritura.
“Nesta manhã realizamos a primeira entrega de títulos para os moradores, e na presença de todos, inclusive da equipa da Agehab que faz esse lindo trabalho, que agradecer pelo empenho. Fico feliz em poder dizer que hoje, após anos morando nestas casas, se tornam oficialmente proprietários após essa assinatura”, disse Maria do Carmo.
O casal Lindalva Duarte Brandão da Silva, de 74 anos e Valdomiro Dalaqua da Silva, de 75 anos esperam por 39 anos, e hoje celebram com muita alegria, até mesmo sem acreditar na realização deste sonho. “Não estou nem acreditando que sairemos com nossa escritura hoje, pois foram quase quatro décadas dessa luta. Mas só agradeço, é muita felicidade para nós e nossa família”, disse Lindalva.
No evento esteve presente também o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Hélio Peluffo Filho, que comentou sobre a importância da entrega de títulos para a comunidade. “Hoje é um grande dia para todos que aqui se encontram, após mais de quatro décadas de espera vocês saem com a escritura na mão, por direito. Parabenizo todos envolvidos neste programa em nome do Governador do Estado”, comentou o Secretário.
A entrega gratuita dos documentos para a população de baixa renda se tornou realidade a partir de 2017 com a regulamentação de uma lei federal e foi intensificada através de lei estadual, em 2021. Desde então, Mato Grosso do Sul emitiu cerca de 11 mil registros definitivos de imóveis – um trabalho realizado em parceria com as prefeituras municipais e os cartórios.