Famílias assinam contrato do Lote Urbanizado e se preparam para construção das casas

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, fevereiro 14, 2023 as 16:06 | Voltar

A realização do sonho de ter a casa própria está mais próxima para 180 famílias do município de Ribas do Rio Pardo, que receberam bases do Lote Urbanizado. As entregas foram feitas pessoalmente pelo governador, Eduardo Riedel, na tarde desta terça-feira (14).

“Não tem nada mais gratificante do que vir hoje aqui e entregar essa segunda fase. Vocês estão recebendo o lote, estão recebendo a base pronta, a primeira fiada de tijolo e agora é partir para cima e construir. O Estado vai dar também a cobertura para poder entregar as casas e o prefeito garantiu as janelas e portas. Eu acho que esse espírito de colaboração e parceria é que vai ajudar a construir um município mais forte”, disse o governador durante a cerimônia de entrega.

Jaqueline Seles Ferreira

Para cozinheira Jaqueline Seles Ferreira, de 30 anos, a entrega do lote urbanizado é realização de um sonho que parecia distante e hoje está sendo realizado. “Estou sentindo como se tivesse borboletinhas na barriga, estou muito feliz. Foram anos tentando conseguir uma casa e agora que saiu essa oportunidade eu fico muito feliz mesmo”.

Jaqueline ainda disse que não perderá tempo e pretende construir a casa o mais rápido possível. “Com a ajuda de amigos e da família, dentro de três meses quero estar com tudo erguido, agilizar para andar rápido e não perder o prazo.”

Magda Aparecida de Oliveira Nunes

Ter a casa própria é o sonho de todas as famílias, principalmente para aquelas que moram de aluguel. Esse é o caso da funcionária pública, Magda Aparecida de Oliveira Nunes, 49 anos e de seu esposo.

“O aluguel está muito caro e a gente sente muito isso no bolso. Para nós que temos o sonho de ter uma casa própria, sair do aluguel ajuda muito no orçamento e o dinheiro que pagamos de aluguel é um dinheiro que vai e não volta”.

Assim como outros beneficiários, Magda já comprou parte do material de construção para dar início a obra e garante que ajuda não vai faltar. “A família vai ajudar a gente a levantar a casa, vai ser um mutirão familiar para ajudar a realizar esse sonho”.

As bases dos lotes foram construídas no Loteamento Jardim dos Estados, com investimento de R$3.474.622,28 e o município fez a doação do terreno.

Lote Urbanizado

No programa Lote Urbanizado, o município faz a doação do terreno e dá assistência técnica, o Governo do Estado constrói a base da casa, toda a parte hidrossanitário enterrada, solução adequada de esgoto/sanitário, a primeira fiada de alvenaria e o cidadão conclui a construção da residência.

“O Governo do Estado continua aberto a todos os projetos em andamento na área de habitação e como foi declarado hoje pelo próprio governador, Eduardo Riedel, o município disponibilizando mais terrenos, faremos mais projetos habitacionais”, comentou a diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular), Maria do Carmo Avesani Lopez.

Para participar o pretendente deve realizar seu cadastro no município e fazer opção pelo Projeto Lote Urbanizado. O programa atende famílias com renda familiar de até R$ 4.685,00 e que não tenham sido beneficiados em nenhum programa habitacional federal, estadual e municipal.

Os pretendentes que forem pré-selecionados deverão apresentar documentos que comprovem a pontuação recebida e que possuem condições financeiras para concluir a obra.

Thalysson Pereira, Agehab

Bruno Chaves, Seilog