Neste ano o natal terá um motivo de comemoração ainda mais significativo para 54 famílias do município de Aquidauana após receberem, com muita alegria e emoção, na tarde da última sexta-feira (22), as chaves que os tornam donos de uma moradia digna e própria.
Uma espera que só foi encerrada de forma positiva pois contou com a parceria das três esferas governamentais: União, Município e Estado, por meio do Programa FGTS Subsidiado. O evento contou com a presença do atual prefeito, Odilon Ribeiro; o prefeito eleito, Mauro do Atlântico; o representante da construtora VBC, dentre outras autoridades.
O Loteamento Jardim Pantanal I contou com um investimento total para a obra de R$ 6.237.471,55 e será, agora, o novo lar de 54 famílias que participaram no programa. Maria do Carmo Avesani Lopez, diretora-presidente da Agehab, destacou a importância da soma de esforços de todas as entidades que participaram do processo de construção do Residencial.
“Conquistar a casa própria é um sonho que está sendo concretizado hoje. E isso só foi possível graças a soma e união de vários entes envolvidos neste processo: o município doou a área, a entidade organizadora trabalhou na conquista do terreno e trabalhou nos projetos, até chegar na aprovação para que nós, da Agehab, pudéssemos realizar as obras de infraestrutura bem como ajudar com subsídio, vocês, e o Governo Federal também contribuiu com recursos para a construção do projeto”, disse.
“Todo esse conjunto de esforços, como disse Maria, contribuíram para que o valor do imóvel ficasse mais acessível, facilitando o financiamento por parte das famílias. E eu estou muito feliz por estar participando desse momento na vida de cada um de vocês”, destacou o prefeito Odilon.
O Programa Habitacional Financiado com subsídio tem por objetivo garantir à população o benefício da casa própria por meio dos subsídios do Estado e do Governo Federal, através da modalidade Carta de Crédito Associativo no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. Além do subsídio ao financiamento o Governo do Estado e os municípios investem na infraestrutura do acesso ao empreendimento.
Para a família de Daline Marques Moura, 26 anos, nem mesmo sol a desanimou de ir com a família buscar a chave de algo que lutou por anos para conquistar. “Hoje eu, meu esposo e nossa filha iniciamos uma nova jornada em nossa vida, com muita alegria e gratidão por esse programa”, disse fulana.
Quem também comemorou o recebimento das chaves foi a moradora Jessica Alves Dionísio Quintana, 33 anos. Acompanhada da família, Jessica disse que, após anos, hoje ela tem uma casa para chamar de sua, como sempre desejou. “São anos que luta para conquistar minha casa própria, e hoje esse sonho se torna realidade. Estou tão, mas tão feliz que nem sei como comemorar esse momento”.