A Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) realizou na tarde desta quarta-feira (17), reunião com famílias do município de Corumbá para apresentar o Projeto Lote Urbanizado.
O objetivo é atender famílias com renda de até cinco salários mínimos e que não tenham sido beneficiadas em nenhum programa habitacional federal, estadual e municipal.
Segundo a coordenadora especial de apoio administrativo da AGEHAB, Ilídia Miglioli Sokoloski esta é a oportunidade para as famílias realizarem o sonho da casa própria. “O comprometimento e esforço de cada um de será fundamental para que o projeto dê certo e vocês possam ter acesso à moradia”, disse.
Já a chefe da divisão de demanda habitacional, Sandra Maidana explicou como funciona o processo de seleção e as etapas do projeto. Segundo ela o cadastramento é feito pelo sistema on-line da AGEHAB em parceria com o município com critérios aprovados pelo Conselho Estadual das Cidades. 5% das cotas são reservadas para idosos e 10% para pessoa com deficiência.
A gerente de habitação e regularização fundiária da prefeitura de Corumbá, Luciane Andreatta também esteve presente na reunião e estará orientando as famílias no decorrer do projeto.
Como funciona
O município participa com o terreno e a assistência técnica, já o governo do Estado constrói a base da casa até a primeira fiada de tijolos e o cidadão dá continuidade na construção de sua moradia.
Para participar primeiramente o pretendente tem que realizar o cadastramento no sistema de inscrição da AGEHAB, e após passar pelo processo de seleção os mesmos serão chamados e deverão comprovar em documentos que possuem condições financeiras para adquirirem os tijolos e o cimento até o respaldo. O prazo para a conclusão da moradia é de 24 meses.