Agricultores rurais de Itaquiraí comemoram a conquista da moradia digna com a entrega de 87 unidades habitacionais no Projeto de Assentamento Santo Antônio, zona rural de Itaquiraí. As casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida. A solenidade entrega aconteceu nesta quarta-feira (08.05).
O quintal repleto de árvores frutíferas e a casa roxa com lilás e branco é o sonho realizado da dona de casa e agricultora Vagna Eva do Nascimento de Souza, uma das contempladas pelo Programa. “Estou realmente muito feliz com a minha casa, é uma benção de Deus, a realização de um sonho”, diz a mulher que ainda recorda os anos de espera e a luta por uma moradia que ofereça conforto à família.
Quem também comemorou a entrega das casas foi a agricultora, Lindinalva Soares. “Agradeço a toda a equipe do governo do Estado que nos ajudou a conquistar nossa moradia. Me sinto privilegiada e feliz por todos que também conseguiram suas casas”.
Para a diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) a entrega das casas é fruto da parceria entre o governo Federal, Estado, Município e as famílias que se esforçaram para que tudo desse certo. “Poder participar de um projeto como este, onde as famílias estão produzindo o próprio sustento e lutando por local digno para viver com sua família é muito significativo para nós”, pontua.
Ao todo foram investidos 8,2 milhões no empreendimento, sendo R$ 220 mil do governo do Estado. Além da entrega das 87 unidades entregues, mais 90 estão sendo construídas em assentamentos e 71 estão sendo edificadas na cidade por meio do Projeto de Substituição de Moradia Precária, desenvolvido em conjunto pelo Estado e Município.