Em entrevista concedida ao Bom Dia MS – TV Morena, a diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB), Maria do Carmo Avesani Lopez destacou os programas habitacionais que oportunizam a realização do sonho da casa própria e a importância da atualização do cadastro.
“Um dos programas do Governo do Estado é o Programa Habitacional Financiado com Subsídio. Nele o governo incorpora subsídio Estadual ao subsídio Federal no financiamento do FGTS, facilitando o acesso das famílias com renda entre R$ 1.300 a R$ 3.520 a adquirir seu imóvel”, explica Maria do Carmo.
Outro programa é o Lote Urbanizado. Este tem o objetivo de atender famílias com renda de até cinco salários mínimos e que não tenham sido beneficiadas em nenhum Programa Habitacional Federal, Estadual e Municipal.
O município participa com o terreno e a assistência técnica, já o governo do Estado constrói a base da casa até a primeira fiada de tijolos e o cidadão dá continuidade na construção de sua moradia.
Para participar primeiramente o pretendente tem que realizar o cadastramento no sistema de inscrição da AGEHAB, e após passar pelo processo de seleção os mesmos serão chamados e deverão comprovar em documentos que possuem condições financeiras para adquirirem os tijolos e os cimentos até o respaldo.
O prazo para a conclusão da moradia é de 24 meses, ou seja, dois anos, e, somente com a conclusão da construção da moradia, que a mesma poderá ser habitada.
ATUALIZAÇÃO
Esclarecendo dúvidas de telespectadores, a diretora-presidente da AGEHAB destacou a importância da atualização do cadastro na agência e que o mesmo deve ser atualizado rigorosamente a cada dois anos, caso contrário a pessoa não será contemplada com o imóvel.
Ainda segundo ela, os programas de menor renda seguem critérios de seleção e famílias com pessoas deficientes, por exemplo, tem prioridade. Porém a demanda por moradias é muito alta, principalmente na Capital e nos maiores municípios do Estado.