Famílias que esperaram 40 anos pelo título da casa própria comemoram documentos

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, fevereiro 24, 2023 as 19:01 | Voltar

Famílias que esperaram por quase 40 anos para ter o registro do imóvel receberam o título de regularização fundiária na tarde desta sexta-feira (24), em Campo Grande. O programa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agehab (Agência de Habitação Popular), beneficiou mais 261 moradores da Moreninha I, II e III.

“Fiquei sabendo do programa pelo próprio governador Eduardo Riedel quando ele me visitou em minha barraquinha de artesanato, ainda na época da campanha. Sou uma das primeiras moradoras das Moreninhas e sempre sonhei em receber o documento da minha casa, mas não tinha condições. Sou artesã, vivo do artesanato e não tenho um salário fixo. Mas o Riedel me prometeu que eu iria receber e hoje ele cumpriu”, comemorou a beneficiária Estelita Mota dos Santos.

O mecânico Cláudio Barbosa de Oliveira sempre teve a vontade de ter o documento de sua casa, mas não conseguia juntar dinheiro para arcar com os custos. Ele diz que nem acreditou quando foi surpreendido pela notícia. “Espero há muito tempo para realizar esse sonho, mas não conseguia por causa da parte financeira. O sentimento é de muita alegria, desde quando a servidora da Agehab me entregou o convite para participar do programa eu me sinto muito contente me sinto realizado”, contou.

A solenidade de entrega dos documentos foi realizada na Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge com a presença de autoridades estaduais e municipais.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, representou o governador Eduardo Riedel no evento. “Nós reafirmamos o compromisso do governador de levar à população conforto e a garantia de se ter a titularidade do imóvel. Muitas pessoas acabam alçando uma certa idade e precisam dessa segurança para deixar seus imóveis para seus familiares, filhos e netos. Quando você regulariza um imóvel você dá a garantia definitiva de que aquela propriedade é da pessoa”, destacou.

A diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, disse que a meta é atender mais de duas mil famílias das Moreninhas e agradeceu as parcerias que contribuem nessa ação. “Nós temos hoje um dia de confraternização pela entrega que estamos fazendo. Um trabalho que na verdade é de diversos órgãos do Governo, da parceria com a assembleia e da Câmara de Vereadores. Mais uma vez quero agradecer a equipe da Prefeitura e do Estado que trabalhou e continua trabalhando nesse processo de regularização das moreninhas”, pontuou.

Entre os anos de 2017 e 2022, o Governo do Estado entregou 9.761 títulos de propriedade para famílias de Mato Grosso do Sul. A Regularização fundiária dá a oportunidade para que o cidadão consiga o título de propriedade regularizado em seu nome de forma gratuita, ou com um custo acessível.

Também participaram das entregas a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; o deputado federal Beto Pereira; os deputados estaduais Amarildo Cruz e Lucas de Lima; o secretário-adjunto da Casa Civil, Flávio Brito; a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez; o diretor-presidente em exército da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), Cláudio Marques; e os vereadores Coringa, Zé da Farmácia e Luiza Ribeiro.

Thalysson Pereira, Comunicação Agehab, e Bruno Chaves, Comunicação Seilog
Fotos: Chico Ribeiro (Legenda: secretário Hélio Peluffo entrega título ao cidadão beneficiado)