Governo do Estado entrega moradias a 448 famílias em Campo Grande

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 4, 2021 as 13:04 | Voltar

O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel realizaram, juntamente com o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tereza Cristina Corrêa Costa Dias (Agricutura) o ato simbólico nesta sexta-feira (04), da entrega de moradias para 448 famílias campo-grandenses.

A parceria entre o governo do Estado e Federal foi ressaltada pelo governador Reinaldo Azambuja: “Eu conversei com a dona Iracema que pagava R$ 600 de aluguel e agora vai ter uma prestação de R$ 50 e é dela”. O governador destacou como os investimentos impactam na sociedade. “São 42 milhões investidos e 448 famílias beneficiadas. Isso mostra o resultado da parceria do bem”, reforçou Azambuja.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a parceria realiza sonhos da população. “O Governo do Estado tem total capacidade para viabilizar a contrapartida do Governo Federal a exemplo do que está acontecendo aqui, hoje, com a entrega de 448 unidades habitacionais. Além dos recursos dos programas estaduais, como o lote urbanizado”.

Riedel acrescentou ainda a relevância social da entrega das moradias: “Essa entrega, posso dizer com tranquilidade, é uma das mais emocionantes, porque casa não apenas tijolos e cimentos, é o alicerce da vida da gente, é uma conquista que renova as forças para tocar o dia a dia” .

Durante a solenidade, o ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reforçou a atuação do Governo Federal na entrega de casas e apartamentos do programa Minha Casa Verde e Amarelo. “Entender que os impostos da população pertencem ao povo brasileiro. Essa obra foi iniciada há alguns anos atrás e concluída no atual Governo Bolsonaro”.

Do mesmo modo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias reforçou que toda semana o governo Federal realiza a entrega de moradias. “O governo está comprometido com a infraestrutura”.

Participaram da entrega simbólica, o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, a senadora Soraya Thronicke, o secretário de Pesca, Jorge Seif; a diretora-presidente da AMHASF Maria Helena Bughi e a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avezani Lopes, entre outras autoridades. De 2015 até hoje, mais de 22 mil famílias sul-mato-grossenses foram beneficiadas com os programas habitacionais resultantes da parceria entre o governo Federal, do Estado e municípios.

Vidas transformadas

Beneficiária recebe das mãos do ministros Rogério Marinho e Tereza Cristina, e do governador Reinaldo Azambuja, as chaves da casa própria

A diarista Juliana Pereira vivia há muitos anos de aluguel e comemorou a casa nova e própria. “Estou realizando um sonho. Gratidão! Receber um imóvel, com ajuda, é muito bom para a gente que tem baixa renda. É gratidão e felicidade. É maravilhoso. Deus é maravilhoso, uma hora chega a vez de cada um. Eu vou pagar o que é meu e mais barato”.

Já a estagiária Larissa Brasil vai morar no apartamento com a sua pequena Júlia. Nos últimos meses, ela estava morando na casa da sua mãe. “Assim que pegar as chaves eu já quero mudar, eu quero dar um conforto melhor para minha filha e viver um pouco melhor. Eu digo para as demais pessoas que estão esperando para não perder a fé”.

A edificação dos dois condomínios recebeu investimentos de R$ 42,7 milhões, sendo R$ 35,8 milhões do Governo Federal e R$ 6,3 milhões do Governo Estadual. A doação do terreno e isenções fiscais foram concedidas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, que também garantiu o aporte de R$ 564 mil nos empreendimentos.

Os residenciais Aero Rancho CH7 e Aero Rancho CH8 possuem 14 blocos cada, sendo quatro blocos por andar, com total de 224 apartamentos. Cada unidade habitacional possui dimensão de 47,21 metros quadrados, dotados de dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço.

Os condomínios foram equipados com toda a infraestrutura - água, esgoto, pavimentação, drenagem e iluminação pública. Contam também com portarias e áreas de lazer com quiosque, playground e quadra de areia.

Ana Brito (Seinfra) e Davi Nunes Souza (Agehab)

Fotos: Guilherme Pimentel