Horta agroecológica é desenvolvida na aldeia Água Bonita

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 27, 2019 as 16:33 | Voltar

A diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopez esteve na apresentação da produção de hortaliças com estufa na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande. O trabalho é desenvolvido pelo Projeto Agricultura Periurbana em Comunidades Indígenas no Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu na manhã de hoje (27.05).

O projeto tem como objetivo implantar um sistema de produção, com estufas para produção de mudas e telados para o plantio em sistema de área protegida.

Para Maria do Carmo, o projeto veio para somar junto a nova fase das famílias da comunidade. “Sabemos que o trabalho já está sendo desenvolvido há um tempo e foi fundamental para a aprovação do programa habitacional. Provou que as famílias plantam, produzem e podem gerar renda”.

Segundo a coordenadora do projeto, professora no curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Vanderleia Paes Leite Mussi o sistema necessita de infraestrutura como, ambiente, energia, água, ferramentas e insumos.

“Tudo isso acrescido de um plano eficiente de negócio que envolva geração de energia, para aumentar a produção, reaproveitando da água, para reduzir custos, tornando a produção sustentável e facilitando a comercialização dos produtos”.

Na aldeia estão sendo construídas 80 unidades habitacionais pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). As casas estão sendo construídas por parte dos beneficiários, que se profissionalizaram em cursos da construção civil oferecidos pela Fundação Social de Trabalho de Campo Grande (Funsat). Além da casa em alvenaria, eles recebem por mês um salário mínimo, cesta básica e alimentação.

 

 

 

Publicado por: Gislene Freire de Almeida

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.