Prazo para cadastramento das famílias vence dia 29 de dezembro
32 municípios do Estado aptos a receberem o Cartão Reforma participaram de um treinamento sobre o Programa que irá fornecer auxílio em dinheiro em forma de crédito em cartão físico, para famílias de baixa renda que tem a necessidade de realizar reformas em suas residências.
O treinamento aconteceu ontem (28), no auditório da MS Gás com o Diretor de Melhoria Habitacional do Ministério das Cidades, Álvaro César Lourenço.
Na abertura das atividades, a Diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB), Maria do Carmo Avesani Lopez, ressaltou a importância da iniciativa. “Através do Programa as famílias terão uma melhor qualidade de vida, a alegria de ter a casa reformada não tem preço. Agora cabe a vocês tirarem todas as dúvidas, se capacitarem para um bom andamento dos serviços”.
Entre os assuntos abordados por Álvaro estão a criação do Cartão Reforma, funcionamento, critérios de distribuição de recursos para estados e ou municípios, como participar e como apresentar propostas.
“É fundamental que vocês sejam capacitados para este serviço, tendo em vista que qualquer erro de informação compromete o benefício à família”, disse Álvaro.
Uma das novidades apresentadas foi o software SisReforma – Sistema de Operação e Gerenciamento do Programa Cartão Reforma. É por meio dessa ferramenta que os gestores cadastrarão as propostas (projetos), famílias interessadas, operarão o aplicativo das visitas técnicas, efetuarão as medições mensais, além de mais funcionalidades.
Sobre o programa
É uma iniciativa do Governo Federal, que busca melhorar as condições de moradias das famílias de baixa renda por meio da concessão de subsídio para compra de materiais de construção e assistência técnica de profissionais da área de construção civil.
Nesse sentido, o Programa vai possibilitar a reforma, ampliação ou conclusão das unidades habitacionais. O benefício é totalmente subsidiado, ou seja, não configura financiamento e nem prestação. Cabe ao beneficiário custear apenas a mão de obra, equipamentos e ferramentas necessários para a execução do serviço.
Objetivos
Reduzir o déficit habitacional qualitativo que atinge pelo menos 8 milhões de domicílios brasileiros em condições inadequadas (Censo 2010). O Programa visa reduzir a carência de esgotamento sanitário, ausência de banheiro exclusivo, cobertura inadequada e adensamento excessivo.
O Cartão Reforma pretende elevar a qualidade de vida por meio da qualificação de moradias, proporcionando condições desejáveis às famílias de baixa renda sem a necessidade de construção de novas unidades habitacionais.