Com o tema “Construindo a Política Municipal de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para a cidade inclusiva, Democrática, Sustentável e com Justiça Social”, o Município de Naviraí realizou na tarde de ontem (22) a 6ª Conferência das Cidades.
A diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopez, ministrou durante o evento que teve como objetivo debater sobre os eixos temáticos, formulação e encaminhamento de propostas, e promover a eleição de delegados que representarão o município em instâncias estaduais.
Aproximadamente 140 pessoas que fazem parte de diversos segmentos da sociedade estiveram na ocasião para dialogar sobre ações governamentais que estejam alinhadas com as reais necessidades e aspirações da comunidade. A participação cidadã assegura que as decisões tomadas refletem nas perspectivas diversas e promovem um desenvolvimento urbano mais inclusivo e sustentável.
O presidente da comissão organizadora, Eder Felipe, comentou sobre a importância da participação ativa do município. “Encerramos com um sentimento de dever cumprido. A participação ativa da população foi crucial na criação de propostas, especialmente nas áreas de habitação e planejamento urbano”, comentou.
Por fim ele avaliou a conferência de forma muito positiva. “Este foi um espaço democrático onde todos puderam expressar suas ideias e contribuir para o desenvolvimento urbano de Naviraí. Agradeço imensamente a todos os envolvidos na organização e aos participantes que tornaram este evento possível”, concluiu Eder Felipe.
Assim como ocorre com outros municípios, os nove delegados que foram eleitos na conferência desempenharão um papel vital ao levar as demandas e propostas locais para as discussões em nível estadual, garantindo que a cidade seja ouvida e considerada em políticas mais amplas, fortalecendo a democrática governamental, e também para contribuir na construção de cidades mais justas e eficientes.