A expectativa é que boa parte das pessoas devem aderir ao novo meio
A flexibilização do serviço público é uma marca da gestão Reinaldo Azambuja que tem rendido resultados positivos. Exemplo disso é o aplicativo multiplataforma MS Digital, pensado para oferecer menos burocracia aos sul-mato-grossenses.
Com base no funcionalismo acima, a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), por meio de sua Gerência de Gestão de Empreendimentos (GGE), agora oferece aos beneficiários a solicitação de boletos habitacionais por meio do número do CPF via Whatsapp. O número é (67) 3348-3168, com horário de atendimento em dias úteis das 7:30hs às 16hs.
Evidentemente, a maioria das pessoas possuem um aparelho telefônico à sua disposição 24hs por dia, e cada vez mais, tal objeto tem se tornado uma “mão na roda” na otimização do tempo. Com a nova opção, a GGE pretende diminuir os números da inadimplência em tempo hábil, diversificar seus canais com o público e garantir moradia de qualidade a quem precisa através dos pagamentos.
O gerente Horácio Pereira, destacou o quanto esse serviço é importante, pois torna melhor algumas funcionalidades do setor. “A nossa ideia é que as ligações telefônicas reduzam, para efeito de emissão de boleto, quase a zero. Esse é o grande objetivo, facilitar o atendimento ao beneficiário no uso desta ferramenta que, praticamente, todos têm acesso”, disse ele.
“No interior, em vez do beneficiário se deslocar até a Prefeitura, agora conseguirá solicitar o boleto de dentro da própria casa. Após receber o documento via Whatsapp e conferir os dados, o pagamento já pode ser efetuado”, pontuou Horácio durante a entrevista. Para ele, o novo mecanismo prioriza a comodidade das pessoas.
O acesso ao perfil da Agehab na rede social acontece através do site www.agehab.ms.gov.br. Na página inicial do sítio, está disponibilizado um banner rotativo que fornece acesso direto ao Whatsapp Web caso esteja aberto no computador ou notebook.
O serviço já havia sendo executado, em forma de teste, há uma semana atrás; confiança e segurança estão entre as responsabilidades do atendimento. Fica à cargo da Agehab a compreensão do problema descrito, o encaminhamento do boleto e a formalização do atendimento na planilha.
Não funcionando aos sábados e domingos, além dos feriados nacionais e estaduais, o perfil da Agehab na rede social conta com sistema eletrônico de mensagens que encaminha o beneficiário até o atendente. Durante o contato, medidas de proteção contra golpes pelo app também são informadas. Ao final, o usuário pode avaliar a qualidade do atendimento oferecido, fornecendo uma das seguintes notas: Excelente (05), Gostei Demais (04), Bom (03), Poderia Melhorar (02), Achei Ruim (01) e Péssimo (0).
José Alves Brandão, empresário, foi atendido na última quarta feira (12). Ele gostou da opção dizendo, “para mim, ajudou bastante. Sem contar na rapidez e na agilidade de quem está do outro lado da linha que faz toda a diferença”, observou ele.
“Essa dinâmica em prol dos beneficiários mostra que o Estado, além da flexibilização, busca sempre o bom funcionamento da máquina pública. A sociedade depende do Governo e vice-versa”, disse a diretora-presidente da autarquia, Maria do Carmo Avesani Lopez. Ela vê com bons olhos o suporte do aplicativo a plataforma Habix, utilizada para gerar os boletos.
O serviço ganhou forma a partir da colaboração entre GGE, Divisão Informática da Agehab e Superintendência de Gestão Da Informação (SGI) da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Até o final do ano, a previsão é de que outras atividades também sejam ofertadas através do número, como a solicitação de transferência do imóvel.
“A intenção é automatizar aquilo que está sendo oferecido, priorizando a evolução do trabalho, e se possível, o baixo custo benefício”, concluiu Horácio Pereira. Para ter acesso direto ao perfil da Agehab na rede social, CLIQUE AQUI!
Davi Nunes Souza, Agehab