O Programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade que utiliza recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para áreas urbanas, tem como objetivo oferecer moradia subsidiada para famílias de baixa renda. A seleção das famílias que serão beneficiadas segue procedimentos e critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades.
Para garantir transparência e atender quem mais precisa, o processo de seleção envolve duas etapas principais: Elegibilidade (Quem pode participar?) e Hierarquização/Priorização (Entre os que podem participar, quem tem mais prioridade?).
Famílias com renda bruta familiar mensal de até R$ 2.850,00 (Faixa Urbano 1), não possuir imóvel, e que viva em situação de déficit habitacional.
É importante saber que, para calcular essa renda, não são considerados benefícios temporários como auxílio-doença, seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o benefício do Programa Bolsa Família.
A família deve atender a, no mínimo, um dos requisitos de déficit habitacional descritos a seguir:
Depois que as famílias são consideradas elegíveis (ou seja, podem participar), a Agehab realizará uma hierarquização, que é uma forma de classificar e dar prioridade às famílias que se enquadram em um maior número de critérios de priorização. Esses critérios buscam atender às famílias que se encontram em situações de maior vulnerabilidade social e econômica.
São considerados critérios de hierarquização:
10% das unidades para pessoas com deficiência.
5% das unidades para pessoas idosas (na condição de titular do benefício).
3% das unidades para as pessoas em situação de rua ou com trajetória de rua.
Mínimo de 50% das unidades para famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou que tenham pessoa com microcefalia na família.
A AGEHAB irá publicar relação hierarquizada com os respectivos critérios e pontuações dos selecionados em número igual ao número de unidades habitacionais e mais 100% de suplentes.
Será verificado a autenticidade da documentação comprobatória dos participantes inscritos quanto aos critérios de hierarquização.
Em caso de empate será utilizado como critério de desempate a maior idade do titular conforme a data de nascimento.
Atenção: É fundamental manter seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) sempre atualizados, pois ele é a principal ferramenta de verificação para o Programa.