Na noite da última terça-feira (19), famílias que vivem na região do Loteamento Novo Samambaia encheram a quadra da Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins para receberem a excelente notícia de que serão os primeiros participantes de um projeto que atenderá famílias que necessitam de melhorias habitacionais.
O programa desenvolvido em parceria entre Governo Federal, Estadual, Caixa Economia Federal e a Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (EMHA), por intermédio da Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab), chama-se Periferia Viva e terá como objetivo realizar melhorais em unidades habitacionais de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.
A primeira região a receber as melhorias será o Loteamento Novo Samambaia que hoje conta com mais de 400 famílias vivendo em situações precárias. Entre as reformas de moradias, entram também no projeto, todo o trabalho de infraestrutura urbana, e a revitalização da Unidade de Saúde do bairro Macaúbas.
De acordo com a Diretora-Presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, é esperado um investimento de R$ 33 milhões para a realização de todo o programa. “Assim que sair a autorização nós iremos fazer um ato de assinatura com a presença do nosso govenador, Eduardo Riedel, com todos vocês presentes novamente, para celebrarmos esse marco de um projeto, onde vocês hoje são os primeiros no Brasil a fazerem parte”, disse Avesani.
Sandra Barros, Diretora de regularização fundiária da EMHA, comentou sobre a importância da parceria com o Governo, e principalmente, a atenção das famílias com os documentos de suas respectivas moradias. “Para que não tenham nenhum problema futuro, é fundamental que estejam com toda documentação da casa em dia. Isso ajuda a não atrasar um processo que vocês já esperam por tanto tempo”, comentou Sandra.
Conforme explicado pela Assistente Social da Agehab, Adenice Lira, para que os atendimentos e dúvidas sejam sanados, será montado um ponto de atendimento, além de lideranças dentro do próprio bairro, feito por quadra. Dessa forma os atendimentos ocorrem de forma mais ativa para dar sequência aos próximos passos que aproximam as famílias de um lar mais digno e com maior qualidade de vida.