“Lote Urbanizado” já foi aderido por 35 municípios e entregou mais de 600 unidades habitacionais já estão sendo construídas
Famílias de Inocência estão prestes a realizar o sonho da casa própria por meio do Projeto Lote Urbanizado desenvolvido pelo Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB). O diferencial da iniciativa é a parceria entre governo do Estado, município e o cidadão. A prefeitura participa com o terreno e a assistência técnica, o Estado constrói a base da casa e o beneficiário constrói sua moradia.
Voltado para famílias com renda mensal de até R$ 4.685, o projeto tem adesão de 35 municípios. No primeiro trimestre deste ano 683 bases já foram entregues para início da autoconstrução e 326 estão em andamento. Em Inocência, 30 famílias foram beneficiadas.
Cada base possui 42,45 m² até o contrapiso com instalações hidráulicas e sanitárias enterradas, 1ª fiada em alvenaria, fossa séptica e o sumidouro (se for o caso).
“Eu moro há quatro anos de aluguel e não consigo explicar o tamanho da alegria que estou sentindo em ver minha casa quase pronta. Eu recebi ajuda de toda a família, cada um doou um pouquinho, portas, janelas, piso. Agora eu e minha filha teremos nosso cantinho”, disse emocionada a professora Dayane Mariano de Oliveira.
A zeladora Milene Campos de Almeida, também não vê a hora de se mudar com os três filhos para a nova casa. Ela está aguardando o telhado do imóvel que será financiado pelo governo do Estado. “Esse financiamento está sendo uma ajuda e tanto para mim. Só tenho a agradecer pela iniciativa”.
O prazo para a conclusão da moradia é de 24 meses, ou seja, dois anos, e, somente com a conclusão da construção da moradia, que a mesma poderá ser habitada.
Trabalho social
O trabalho social do Projeto Lote Urbanizado é realizado pela equipe de assistentes sociais da Gerencia de Fiscalização de Obras e Social da AGEHAB em parceria com a área de habitação do município com acompanhamento junto as famílias no processo de autoconstrução, além de orientação as famílias sobre planejamento familiar, participação e cidadania e instruções para a correta apropriação e manutenção dos imóveis.
“Trabalhamos com o objetivo de identificar e atender as demandas existentes decorrentes das dificuldades encontradas, bem como fazer os encaminhamentos necessários para o andamento do projeto visando contribuir na concretização do sonho da casa própria”, explicou a chefe de Divisão de Fiscalização Social, Maria Adriana Santos Oliveira.
Em Inocência, a Secretária Municipal de Assistência Social, Solange Bernardes da Costa Pereira acompanhou de perto o processo de seleção das famílias beneficiadas com o Lote Urbanizado e hoje está feliz em ver as pessoas se empenhando na construção das casas.
“No início surgiram muitas dúvidas, mas assim que o pontapé inicial foi dado todos abraçaram a causa e deram início ao trabalho. Para nós é uma satisfação saber que estamos fazendo parte de uma etapa tão importante na vida dessas famílias”, explicou.
O projeto Lote Urbanizado se tornou referência no Estado por oportunizar famílias à construção da tão sonhada casa própria. O governo do Estado inovou a área de habitação em Mato Grosso do Sul por meio da parceria. Para os beneficiários as novas moradias trarão dignidade e segurança de um local adequado para se viver, além de diminuir o déficit habitacional.