Retrospectiva 2015: Programa Habitacional Financiado com Subsídio

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 30, 2015 as 09:30 | Voltar

No mês de agosto, o governo do Estado lançou o Programa Habitacional Financiado com Subsídio destinado às famílias com renda de R$ 1.300 a R$ 2.400,00 e que estejam interessadas em utilizar o financiamento do FGTS.

O projeto é uma parceira do governo do Estado com os municípios e o Governo Federal, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida. A família pretendente deve ter a capacidade de pagamento e o comprometimento máximo de financiamento que é de até 30% da renda e não possuir restrição cadastral.

Municípios parceiros

Os municípios que fazem parte do Programa Habitacional Financiado com Subsídio são: Água Clara; Amambai; Antônio João; Aparecida do Taboado; Aquidauana; Bandeirantes; Bataguassu; Bela Vista; Bodoquena; Bonito; Brasilândia; Caarapó; Chapadão do Sul; Coronel Sapucaia; Costa Rica; Coxim; Fátima do Sul; Figueirão; Glória de Dourados; Iguatemi; Inocência; Itaquiraí; Ivinhema; Jaraguari; Jardim; Laguna Carapã; Naviraí; Nioaque; Nova Alvorada do Sul; Nova Andradina; Novo Horizonte do Sul; Paranaíba; Paranhos; Porto Murtinho; Ribas do Rio Pardo; Rio Brilhante; Rio Verde de Mato Grosso; São Gabriel do Oeste; São Gabriel do Oeste; Sete Quedas Sidrolândia; Terenos e; Vicentina.

Inscrição

Para se inscrever basta a família acessar o site www.agehab.ms.gov.br e clicar no link “Faça aqui a sua inscrição para casa própria” ou,  procurar o atendimento na Assistência Social da Prefeitura Municipal.

Pré-seleções já realizadas

Ainda em 2015, já foram realizadas pré-seleções em 19 cidades dos 43 municípios parceiros. Para esta pré-seleção, a AGEHAB concedeu o espaço físico e o sistema eletrônico de seleção para que os Municípios e as Entidades pudessem realizar os procedimentos dos pré-selecionados ao Programa.

Vale lembrar que os Municípios são parceiros do governo do Estado e compartilham do banco de dados de inscrição da AGEHAB em relação ao seu município. Este sistema, Domus, armazena todos os dados dos pretendentes a casa própria que se inscreveram no cadastro da AGEHAB para participarem dos processos de seleção. O próprio instrumento seleciona os pré-beneficiados conforme os critérios exigidos pelo Programa Habitacional em questão.

Aberto ao público a pré-seleção já teve a participação da Defensoria Pública que acompanhou três municípios em seus procedimentos para melhor entender o sistema da Agehab e seus critérios.

Lembrando ainda que as relações destas pré-seleções encontram-se disponíveis no site da Agehab. Os municípios que já realizaram seus procedimentos são Amambai, Antônio João, Bandeirantes, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Laguna Carapã, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ribas do Rio Pardo, Terenos e Vicentina.