Nesta manhã (14), a secretária de Estado de Habitação Maria do Carmo Avesani participou juntamente com as servidoras públicas da AGEHAB e SEHAB, da palestra “Roda de Conversa” sobre o tema “Enfrentamento à violência contra as mulheres”.
O encontro foi realizado pela primeira-dama Fátima Azambuja, a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja e a palestrante, Rosana Monti Henkin.
Para Fátima Azambuja, com o apoio assistencial do Estado as mulheres antes mais vulneráveis estão se sentindo mais segura com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher “Casa da Mulher Brasileira”. Essa realidade da violência doméstica ainda está longe de se combater e é necessário o apoio de toda população. “O que pedimos é que todos se sintam responsável para mudar de vez esta realidade.”
A ‘Roda de Conversa’ tem o objetivo de promover o debate para prevenção e combate a qualquer tipo de violência. Desde março, a Subsecretaria da Mulher está percorrendo diversos órgãos para levar aos locais de trabalho dos servidores orientação para prevenção e para possível denúncia de agressores.
Segundo a palestrante Rosana é de suma importância a recriação de uma cultura menos machista. “Temos a cultura machista, crescemos com histórias e preceitos discriminatórios. O que podemos fazer é mudar esta realidade e continuarmos com a luta pela igualdade”. Também de acordo com Rosana, quanto mais informações às mulheres recebem mais casos de violências são denunciados.
De acordo com a secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, os trabalhos sociais desempenhados pela Secretaria serão voltados para uma proteção maior em relação à mulher. “Acho importante termos um trabalho social que combata essa violência doméstica”.
Os telefones para assistência à mulher são: 0800-671236 ou 108 / 3348-4142 (Subsecretaria Estadual da Mulher).