Secretária participa do lançamento do programa Cartão Reforma

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 10, 2016 as 08:55 | Voltar

img-20161110-wa0000

A secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, participou nesta quarta-feira (09) do lançamento do programa Cartão Reforma do governo Federal, em Brasília/DF. O evento contou com a participação do ministro das Cidades, Bruno Araújo, e do presidente da República, Michel Temer.

O programa Cartão Reforma visa garantir benefício às famílias de baixa renda que desejam fazer reforma, ampliação ou conclusão de suas casas.

“Queremos ajudar os brasileiros que, ao longo dos anos, conseguiram construir a casa própria com sacrifício, mas que não conseguem oferecer boas condições de moradia para sua família.”, destacou Bruno Araújo.

A partir do mapeamento das áreas por Estados e Municípios, as famílias selecionadas deverão possuir domicílio regularizado ou passível de regularização e renda bruta de R$ 1.800. O início do programa está previsto para janeiro de 2017, quando o Ministério das Cidades receberá os projetos de cada região interessada em receber o programa.

O ministro lembrou que caberá às prefeituras oferecer assistência técnica para acompanhamento e orientação das obras, por meio do repasse de 15% do total de recursos, para a contratação de engenheiros, arquitetos e mestres de obras.

O presidente Michel Temer lembrou que o Cartão Reforma é uma demanda prevista em lei.  “Queremos atender a um pressuposto da Constituição. Com esta iniciativa, vamos devolver a dignidade e a qualidade de vida para muitos brasileiros. Para isso, contamos com a ajuda e a colaboração dos governos municipais e estaduais na empreitada”, afirmou Temer.

Além de melhorar as condições de moradia de famílias pobres, o programa Cartão Reforma promete estimular a produção industrial no setor, gerando emprego e renda nos municípios assistidos.

Assinatura dos contratos das unidades habitacionais do Faixa 1,5 do MCMV
Durante o lançamento do Cartão Reforma, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, assinou a contração de 72 unidades habitacionais da modalidade Faixa 1,5 do programa Minha Casa, Minha Vida, para as famílias com renda mensal de até R$ 2.350,00 .

Inicialmente, serão firmados 24 contratos, totalizando 2.674 unidades habitacionais. O benefício contemplará mais de 10 mil cidadãos,  nos estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Fonte: Ministério das Cidades