O trabalho foi um teste para aprimorar a funcionalidade nos próximos atendimentos
Começou nesta quarta-feira (28), no distrito de Anhanduí, o atendimento móvel da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab). O serviço é fruto de parceria celebrada entre a autarquia e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), que tem por objetivo a regularização de imóveis, emissão de boletos, dentre outros serviços.
Aproximadamente 30 beneficiários do distrito que fica a 50 km de distância da Capital, foram atendidos até o final do expediente. No período matutino, todos receberam uma notificação para comparecimento na parte da tarde à instalação improvisada da Agehab, localizada na Escola Estadual Polo Francisco Cândido de Rezende.
Durante o segundo período, a dupla de servidores do governo estadual, Átilla Borges e Marluce de Fátima, receberam os mutuários para análise da situação contratual do imóvel. Nos casos em que o atual morador ainda não é o titular mas deseja passar a documentação para seu nome, o mesmo foi orientado a entrar com pedido baseado na Lei de Transparência N° 4.857, de 06 de maio de 2016.
“É uma ótima oportunidade para todos que querem deixar a documentação em dia e garantir mais tranquilidade para si mesmo e para sua família. Vale lembrar que, quando o diálogo é bem exercido por ambas as partes, o restante do processo encaminhará bem”, destacou Maria do Carmo Avesani Lopez, diretora-presidente da Agehab.
Todo o atendimento é realizado dentro de um veículo modelo van, adaptados com mesas e cadeiras, dois jogos de computadores, impressora, entre outros materiais necessários para um serviço completo; as normas de biossegurança contra a pandemia do coronavírus são respeitadas no trabalho.
Preparação
Nos últimos dias, Átilla Borges e Marluce de Fátima, ambos da Agehab, receberam instruções do gerente da gestão de empreendimentos, Horácio Pereira, para a realização do serviço. Ontem (27), os membros da divisão de informática da autarquia, Lauriellen Galvarro e Guilherme Freire, também instruíram os servidores na operacionalização dos equipamentos de informática e do sistema utilizado para análise de contratos.
Parceria
Com o propósito de flexibilizar os atendimentos para moradores de diversos empreendimentos imobiliários localizados em todo o Estado, Maria do Carmo Avesani Lopez, assinou juntamente com a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, um termo de cooperação técnica no dia 03 de fevereiro de 2021.
No documento, o automóvel é disponibilizado para atender a população nas demandas de regularização e reversão de inadimplência de contratos habitacionais do Projeto Morar Legal. Ainda de acordo com o Plano de Trabalho, a cooperação resulta em obrigações de ambas as partes, como coordenação, fiscalização e avaliação.
Próximos destinos
O trabalho realizado no distrito serviu como teste para ver se a dinâmica adotada é a melhor opção no atual momento. Caso os resultados sejam positivos, o que é almejado pela Gerência de Gestão de Empreendimentos (GGE), da Agehab, o serviço deverá seguir cronograma que definirá as próximas datas e os municípios a serem contemplados com a ação. A expectativa é a de comtemplar primeiro as localidades com menor número de população.
Em Anhaduí, está foi realizado somente a regularização de imóveis. Já as renegociações de dívidas podem fazer parte das próximas operações, conforme os resultados esperados desse primeiro teste.
Davi Nunes Souza, Agehab