A secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, recebeu na última quarta-feira (08) o prêmio “Selo de Mérito” da ABC. O sistema de inscrição da AGEHAB foi escolhido entre tantos projetos para receber o prêmio pela categoria “Ações Estruturantes”. Sendo pioneiro no país o sistema trouxe para o Estado de Mato Grosso do Sul maior transparência no ato da inscrição bem como no processo de seleção da casa própria. Outro benefício é a praticidade das famílias poderem realizar a sua inscrição em qualquer lugar, bastando ter apenas um computador com internet.
A premiação ocorreu no 63° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social realizado no Centro de Convenções de Goiânia, Portão 1 Setor Central, Goiânia/GO.
A Inscrição Compartilhada foi desenvolvida pelo sistema DOMUS da empresa Digitho Brasil, porém, os critérios e toda a dinâmica do sistema é determinado pela AGEHAB.
E todo o processo de seleção, a situação da inscrição, os critérios de seleção e a legislação dos programas habitacionais são encontrados no site da AGEHAB.
Municípios parceiros
O governo do Estado por meio da SEHAB/MS realiza parceria com 44 municípios sendo Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Laguna Carapã, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Terenos e Vicentina.
Seleção
Com o lançamento do Programa Financiado e Subsidiado do governo do Estado com recursos do FGTS do Programa Carta de Crédito Associativo, a AGEHAB promoveu a inscrição nos municípios parceiros e posteriormente cedeu o espaço e sistema para que os mesmos realizassem as suas seleções. Até o momento já foram realizadas 27 seleções e estas constam no site da AGEHAB/MS.