Campo Grande (MS) – Formular uma política habitacional que defina as diretrizes, bem como o planejamento, a coordenação e o monitoramento dos programas e projetos habitacionais são as atribuições a serem desempenhadas pela Secretaria de Estado de Habitação na gestão 2015.
A secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, participa juntamente com o governador Reinaldo Azambuja participou na última sexta-feira (10) do Evento de Comemorativos aos 100 Dias de Governo. Na oportunidade, ela assinou o Contrato de Gestão para 2015 e Decreto de Reestruturação.
– Entrega de moradias e novos contratos de programas habitacionais
O governo do Estado por meio da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul – AGEHAB/MS finalizou a construção de 371 unidades habitacionais, em sete municípios. Famílias beneficiados finalmente receberam a chave da tão sonhada casa própria. Ainda este ano o governo do Estado entregará 7.339 unidades habitacionais que se encontram em andamento.
– Contratação e Parcerias
A política habitacional do Governo do Estado será implementada por meio de parcerias com os 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Elo que proporcionará o atendimento a população com mais eficiência e garantia de projetos que realmente atendem a demanda de cada região.
A secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, nos últimos meses recebeu na secretaria prefeitos e prefeitas interessados em formar parcerias para as construções de moradias, o que garante para um futuro próximo projetos habitacionais com a necessidade de cada cidade.
– Regularização dos Contratos Habitacionais e Fundiárias/Edificações
Outro marco para esta gestão 2015 é ter como meta a regularização de 3.100 contratos habitacionais com os beneficiários da AGEHAB através de uma força tarefa.
– Lançamento da Inscrição da Casa Própria
Outra inovação para a gestão habitacional do Estado será o lançamento do projeto piloto “Inscrição da Casa Própria” no município de Campo Grande. Uma ferramenta virtual que atenderá a inscrição dos pretendentes à casa própria bem como a atualização das inscrições já realizadas. Prevista para o público campo-grandense a partir de segunda-feira (13) por meio do site www.agehab.ms.gov.br.
O objetivo principal deste novo sistema é proporcionar transparência na inscrição e seleção, possibilitando acesso à informação para toda população. O sistema também irá agilizar os procedimentos para enquadramento das pessoas inscritas na casa própria. O governo do Estado e as Prefeituras que aderirem ao sistema poderão desenvolver projetos específicos para vários tipos de demanda habitacional conforme os perfis inscritos.
– Plano para redução dos inadimplentes
Atualmente a carteira da AGEHAB cota em torno de 80% dos beneficiários inadimplentes. A proposta é mudar este quadro com implementação de medidas já em estudo na AGEHAB visando o aumento da arrecadação para aplicação em novos projetos habitacionais.
– Capacitação dos gestores habitacionais
Visando a melhoria na qualidade de atendimento as famílias o governo do Estado irá promover cursos, palestras e seminários com o objetivo de treinar e qualificar os gestores habitacionais no conhecimento de projetos e programas habitacionais e captação de recursos.